quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Hospitais estariam sem ambulâncias por atraso em pagamento de aluguel


Trabalhadores da rede estadual de saúde do Amapá dizem que as ambulâncias entregues pelo governo do estado aos hospitais e unidades de atendimento, em 10/2014, estariam sendo retiradas por atraso no pagamento de 7 meses de aluguel dos carros. Os hospitais Alberto Lima (HCal), maternidade Mulher Mãe Luzia (HMML), de Emergências (HE) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Macapá estariam sem ambulâncias para transportar os necessitados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não confirmou a falta de pagamento do aluguel, mas disse que irá esclarecer as reclamações dos profissionais quando possível. Ao todo, foram 24 ambulâncias, de suporte básico e com Unidade de Terapia Intensiva (UTI Móvel), entregues em 2014 e distribuídas para todos os municípios.

No hospital Mãe Luzia, onde se encontra a única maternidade pública do estado, o transporte de recém-nascidos para realizar exames em clínicas particulares é executado em carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo a enfermeira Sandra Alcântara, foi tomada uma medida improvisada, pois depende da disponibilidade de carros. Ela relatou que dois bebês ficaram esperando mais de 5 horas por uma ambulância do serviço.

No HCal são pelo menos 4 semanas sem o carro, de acordo com uma profissional que solicitou para não ser identificada. A servidora lamenta que a confirmação foi realizada por funcionários do ramo administrativo. Anteriormente a equipe de enfermagem tinha sido informada de que o carro estaria em manutenção.


Hospitais estariam sem os veículos há pelo menos um mês (Foto: John Pacheco/G1)
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário