quarta-feira, 18 de março de 2015

Inflação do aluguel avança 0,74% na 1ª prévia de março, informou a FGV

 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) aumentou cerca de 0,74% na primeira prévia de março, ante avanço de 0,09% na primeira prévia do mesmo índice em fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta terça-feira (10).

A taxa ficou apenas um pouco acima do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que tinham a expectativa da taxa entre +0,45% e +0,73%, com mediana das expectativas em 0,62%. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 0,27%.

A FGV divulgou ainda os resultados dos três indicadores que fazem parte do IGP-M. O IPA-M ((Índice de Preços por Atacado - Mercado), que subiu 0,79%, em comparação à queda de 0,34% na primeira prévia de fevereiro.

O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), que corresponde à inflação no varejo e que apresentou alta de 0,88% na leitura anunciada hoje, depois de subir 0,97% no mês anterior. E o INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado), que mensura o custo da construção e que teve um aumento de 0,20%, após registrar elevação de 0,67%, na mesma base de comparação.

O IGP-M é bastante usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de março, o índice acumula alta de 1,79% no ano e de 2,92% em doze meses. O período de coleta de preços para cálculo do índice aconteceu no período de 21 a 28 de fevereiro.

fonte: diariodepernambuco
Valor do aluguel cai pelo nono mês consecutivo - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/3911941/valor-aluguel-cai-pelo-nono-mes-consecutivo
Valor do aluguel cai pelo nono mês consecutivo - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/3911941/valor-aluguel-cai-pelo-nono-mes-consecutivo

sexta-feira, 6 de março de 2015

SP: imóvel usado cai 10,24% e locação residencial cresce 45,31% em janeiro

Os mercados de imóveis usados e de locação residencial iniciaram o ano em situação diversa, mas comum, com redução das vendas e aumento da locação de casas e apartamentos. Pesquisa realizada com 334 imobiliárias da cidade de São Paulo pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) foi constatado em janeiro queda de 10,24% nas vendas e aumento de 45,31% no número de imóveis alugados em comparação com dezembro.

Tanto na locação quanto na venda, a preferência de quem alugou ou comprou recaiu sobre os apartamentos - eles representaram 60,61% das unidades vendidas e 55,05% das que foram alugadas em janeiro. Os preços do metro quadrado dos imóveis vendidos aumentaram em torno de 4,66% em relação a dezembro. Os aluguéis mais ainda, por volta de 6,97%.

Esse final era ja esperado para janeiro - diz José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP. Ele conta que é típico desses dois mercados que o primeiro mês do ano seja dedicado totalmente à troca ou à locação do imóvel por causa de eventual mudança de escola, emprego ou de ingresso em universidade por quem não é da capital e que a decisão de compra acabe adiada para depois do fim das férias e do Carnaval.

Grande parte das vendas foi realizada com suporte do financiamento imobiliário, responsável por 74,75% do total de casas e apartamentos vendidos. A participação da Caixa Econômica Federal foi de 65,65%, ficando os bancos privados com 10,10%. As vendas à vista foram para 25,25% dos contratos fechados nas imobiliárias. 



Fonte: monitormercantil